"É tão certo quanto o calor do fogo...."

09/09/2011 18:56

 "É tão certo quanto o calor do fogo...."

 

 

 

A coluna de hoje está totalmente ligada a uma discussão que surgiu em um post no Facebook de uma hiper, super mega blaster amiga minha. O post falava sobre destino, se as coisas realmente acontecem como num livro já escrito ou se construímos o destino a cada dia. Sei que foram cerca de 130 comentários iniciando uma discussão saudável sobre o assunto.

Tudo que escreverei aqui é apenas a minha visão, baseada em aprendizados, experiências de vida, estudos e vivências. Deixo claro que, aqui, não quero discutir religião ou crença, apenas levantar diversas hipóteses sobre o porque da vida e de tudo o que passamos durante o período em que vivemos.

Bom, muito se ouve sobre destino. Principalmente quando somos adolescentes e esperamos o príncipe encantado que nasceu pronto pra gente e está em algum lugar do mundo só esperando a hora certa para aparecer. Nessa hora, é muito confortável pensar que ele existe sim e que nascemos um para o outro. Depois vamos vivendo e percebendo que príncipes não existem. Quanto muito algum sapo limpinho e cheirosinho, de um brejo interessante, que vale a pena investir. Mas depois de algumas experiências percebemos que sim, existem pessoas que são mais parecidas com a gente, pessoas das quais os defeitos incomodam mais nem tanto quanto os defeitos do seu ex. O que existe é sim uma grande afinidade que colocada na balança sacamos que vale a pena ter paciência, muita paciência com os defeitos. Sim, porque, meus caros, acreditem defeitos todos têm. E nem digo só defeitos, digo diferenças mesmo. A começar pela diferença básica entre homem e mulher. Li num livro que os homens têm visão cilíndrica das situações. Como se eles assistissem a um fato olhando através de um canudinho de refrigerante. Ele consegue ver apenas aquilo e nada mais. O contrário da mulher que tem uma visão ampla e enxerga TODAS as possibilidades  para um fato. A começar daí, já exigindo paciência para lidar com essa diferença.

Tendo por base essa teoria, acredito que algumas coisas estão escritas sim. Mas outras dependem muito de nós mesmos, afinal, existe o livre arbítrio.  Escolhemos muitas coisas em nossas vidas. Se não, chegaríamos na terra, sentaríamos no sofá e esperaríamos acontecer tudo o que está escrito e pré-determinado. Acho que temos uma missão, um objetivo pré-determinado e temos também coisas que precisamos passar para o nosso aprendizado. Mas nem tudo é conspiração do universo.

Um exemplo simples, mas que dá pra entender. Vamos supor, quando nasci, eu tinha a missão de chegar até Santos. Essa era a missão da minha vida. Sou um bebê e fui colocado numa sala com 10 portas. Cada uma delas com uma combinação diferente para caminhos até Santos. Poderia pegar a Marginal Pinheiros, a Bandeirantes e a Imigrantes, fácil assim, menos de uma hora cumpriria meu objetivo (isso se eu resolvesse cumprir minha missão no fim de semana e sem feriado prolongado para não precisar contar com o trânsito infernal de São Paulo). Mas poderia também pegar a Marginal Tietê e a estrada velha, que sabemos que é muito mais perigosa. Escolhi a porta com o caminho mais perigoso. Passei por falta de visibilidade, porque choveu e não enxergava nada. Passei por desbarrancamentos, buracos na estrada, tive que parar para dormir, pois meu corpo não agüentava mais. Quando estava quase chegando e cumprindo o meu objetivo, bebi uma cervejinha pra relaxar, fiquei bêbada pois estava sem comer, bati o carro e morri. Já estava escrito tudo isso? Claro que não. A escolha foi minha de só fazer cagada desde a escolha do caminho.

A mesma coisa no dia a dia. Quero por que quero um emprego melhor, mas não tenho nem o CV escrito, o emprego não vai cair no colo. Quero por que quero um namorado. Mas nem sei bem qual é o meu tipo de homem, como vou procurar alguém com essas características? Para quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve.

Quero um carro, uma casa, ganhar na loteria. Tudo é fruto de muita luta e dedicação. Se você não luta é certeza que não vai conseguir. Mas se luta, as chances de conseguir são bem maiores. Também não é garantia de nada, mas as chances aumentam. Mas se houvesse destino 100%, a luta não teria razão de ser. Eu dormiria umas 10 horas por dia, comeria pacas, pois afinal, está no meu destino Não ter colesterol e está no meu destino ser magra e loira o resto da vida.

Tudo é conseqüência. Todos pregam “precisamos ser bons”. Mas é mentira, não precisamos se não quisermos e principalmente se tivermos cacife para agüentar as conseqüências depois. Todos os nossos atos têm conseqüências, boas ou ruins.

Vai dizer que não!?

 

 

Luciana Garcia

 

Diga o que você pensa sobre "É tão certo quanto o calor do fogo....":

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário