366 dias novinhos em folha!

23/12/2011 18:38

 

366 dias novinhos em folha!

 

   Festas! Natal, momento de união. Ano Novo de renovação. Mas algo realmente muda da meia noite para a meia noite e um? Será que o Reveillon realmente é uma data válida? Porque, pense bem, até o dia 31 de 2011 realizei e deixei de realizar muitas coisas. Mas no dia 31, estarei lá, na praia, e a contagem regressiva vai começar. 5, 4, 3, 2, 1 FELIZ ANO NOVO e no fim da frase, como num passe de mágica tudo vai mudar. Vou pular 7 ondas e a partir delas tudo vai se resolver. Ou então, no Natal serei uma pessoa boa, vou ajudar uma criança carente, unir a família e tudo ficará bem no ano que virá.

   Não, realmente não é assim. Mas como já dizia Carlos Drummond de Andrade, “Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano,foi um indivíduo genial”. Sim, porque se emendássemos um dia no outro e não tivéssemos o tempo da reflexão, também não teríamos mudanças, progressos.

   Aposto que todos já fizeram promessas furadas de Ano Novo: vou emagrecer, vou começar a academia, vou arrumar novo emprego. Talvez não tenha cumprido. Mas o importante é que pensou no assunto. Claro, a vida muitas vezes se encaminha para outro lado, outras soluções. Mas a divisão do tempo em 365 dias (ano que vem em 366, pois é bissexto) é fundamental. É o tempo certo para nos esgotarmos mental e fisicamente. E quando o prazo esgota, parece que começamos tudo novamente, com novas metas, novas perspectivas. É uma jogada psicológica, mas que funciona. Acredite!

   E a cultura do nosso país permite fazermos uma pausa para começar tudo de novo. Temos o carnaval, antes dele, o ritmo desacelera. É tempo de pensar...no que deu e no que não deu certo no ano anterior. E se soubéssemos realmente viver, faríamos uma estratégia tática, não repetiríamos os erros e buscaríamos mais acertos. Não é fácil. Mas que tal tentar?

   Bem, é por isso que hoje desejo a todos que me acompanharam em 2011 um Feliz Natal, mas não um Feliz Natal de Papai Noel de shopping, que deseja isso a todos que passam, com total imparcialidade. Este é um Feliz Natal de alma e coração abertos. É um Feliz Natal com tudo o que ele possa significar. Que você pegue gosto pela união familiar e passe a fazer isso não apenas no Natal. Que a boa ação de Natal tenha tocado você a ponto de procurar um trabalho voluntário em 2012, ou apenas tratar bem o garçon, a faxineira, seus pais, seus amigos,  já é um grande passo. Que você pare e pense no Amor que tanto Jesus dizia. Afinal, toda essa comemoração natalina só existe porque um dia ele falou sobre AMOR.

   E também desejo um Ano Novo cheio de acertos, reflexões e evolução, afinal, estamos aqui para isso, evoluir, melhorar. Não vou desejar que você atinja seus objetivos em 2012, vou desejar sim que você tenha forças para lutar em busca deles. Sentado nada a contece!

   E que a partir de hoje, cada um de vocês saiba usar essa data como algo realmente significativo!

 

Luciana Garcia

Comentários:

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário