Por que mudar é difícil...

17/08/2012 20:53
Por que mudar é difícil...

   - Olá! Como você está?
   -Ah eu estou na mesma, lembra quando conversamos eu estava tentando ser promovida? Então, continuo tentando. E você, como anda?
   - Desde a última vez que falamos há 3 anos, eu pedi demissão daquele emprego que eu não estava gostando muito, fui fazer uns cursos no exterior, terminei minha pós, fiz dois cursos de teatro e agora estou em busca de um emprego legal, estou bem exigente, mas em paralelo eu estou começando um negócio próprio.
   -Caramba, você é corajosa mesmo, e o meu sobrenome deveria ser mesmice.
   Esse diálogo me faz lembrar de um episódio bem marcante do desenho do Snoop, desenho esse que eu amava quando criança. Todos da turma do Charlie Brown estavam de casa em casa, no Dia das Bruxas, pedindo doces. Aquela famosa brincadeira americana: Travessuras ou Gostosuras? Quando a turminha chegava para mostrar o que havia “arrecadado” com a vizinhança, alguns contabilizavam balas, chocolates, pirulitos e chicletes. “Eu ganhei 5 balas, 8 chicletes, 5 pirulitos”, um dizia retirando as guloseimas do saco de papelão. Quando chegou a vez do Charlie Brown ele arrastava um saquinho bem pesado e todos pensavam que eram muitos doces. No entanto, sua frase foi  “E eu ganhei uma pedra”. 
   Fazendo um paralelo da vida com a do azarado Charlie Brown, reparo que muitas pessoas gostam de ganhar, e digo mais, carregar essa pedra por muito tempo. 
   Claro que mudar é difícil. Você sair da zona de conforto é complicado e envolve muitas coisas. E nessa, as pessoas arrumam todas as desculpas possíveis: Eu não saio porque não tenho dinheiro (isso eu ouço de pessoas que vivem aqui em São Paulo, onde você consegue ver shows, peças, filmes de graça). Ou outras do tipo: Não tenho tempo de fazer coisas pra mim, não tenho habilidade, tenho muitas contas, não posso me arriscar. 
   Mudar requer coragem. Coragem de você perceber que está há 5 anos numa empresa insistindo em ser promovido a supervisor, por mais que você já saiba que não vai. Aí vem a coragem de mudar e se arriscar em outro emprego. E  às vezes, nesses 5 anos de insistência, em outro lugar, você teria mudado, se adaptado, se destacado e hoje já seria gerente. 
   Tem um sonho de falar inglês e estudar o idioma no exterior? É difícil ter coragem de mudar a ideia de trocar o carro todo ano, para investir o dinheiro guardado em uma viagem. 
   E isso se aplica a relacionamentos fracassados, cidade que não te agrada, profissão que não te satisfaz, e assim vai.
   Sim, é importante pensar. Mas também é importante agir. Faz parte do processo da realização de projetos. Reclamar não realiza projetos. Ficar parado na zona de conforto só te faz perder tempo. 
Sente-se velho aos 30 para começar um relacionamento? E fica com aquele cara que há anos já não é uma boa companhia. Pense que você pode estar com ele aos 40 e chegar à conclusão de que ele não é pra você. Você estará 10 anos mais velho e com o mesmo problema. 
   Mas o mais importante é se livrar da pedra e encher esse saquinho de doce. Porque enquanto o saquinho estiver cheio de pedra, o doce não vai caber.
 
Luciana Garcia