Recomeçar para ser feliz

14/10/2011 22:54

 

 

Sou cronista e gosto de escrever crônicas, mas nem por isso não sei fazer poesia. A visão do cronista é mais realista mesmo e menos, bem menos, quase que `nulamente`  poética. Mas não é por isso que não sei ser romântica, escrever sobre sentimentos. Ainda vou escrever aqui um texto poético ou ainda publicar algum já escrito. Mas deixa pra outro dia, né?

 Mas mesmo assim, hoje vou falar sobre algo mais sério, sobre sentimentos. Principalmente porque nas ultimas semanas só ouço “Lu, conversa comigo. Terminei meu namoro”. Não sei porque há uma nuvem em cima dos relacionamentos nos últimos tempos. Mas porque é tão difícil terminar um relacionamento longo?

A maioria dos casos que tenho ouvido é de namoros longos, em uma idade que não dá mais pra namorar. Sim, porque uma coisa é você namorar 6 anos, dos 13 aos 19 e outra completamente diferente é você namorar dos 25 aos 31.

Muitas vezes desses 6 anos, percebemos no segundo que tudo aquilo não vai dar certo. E porque insistimos? E porque temos essa dificuldade de assumir que não vai dar?

O beijo não é mais gostoso, o frio na barriga sumiu, o sexo não tem graça e virou praticamente uma obrigação, dar risada um do outro então, nunca mais. Mas tem o costume, o carinho...e os planos? Onde ficam?

Tem uma música do Los Hermanos que diz ‘’se a gente já não sabe mais rir um do outro meu bem então o que resta é chorar’’. Isso é perfeito.

Eu acredito num relacionamento que parece estar sempre no começo e acho que isso só depende do casal. De esforço para não deixar que a rotina e os defeitos atrapalhem. Quer coisa melhor do que os primeiros encontros? Frio na barriga, o cheiro é novidade, o gosto, o assunto parece não acabar e as risadas também. Por que perdemos isso?

Eu sinceramente acho que é falta de vontade. Afinidade não acaba assim. E se acabar, adeus. Não tem motivos para se torturar a vida inteira ao lado de uma pessoa que não lhe soma nada. Ele é bom? Pode ser pra outra pessoa. Se você não está feliz, não é bom pra você. E quando isso acontece, a melhor coisa é não tentar remendar nada, é perder. Perder pra ganhar. Terminar uma coisa, para recomeçar e ser feliz com outra.

Sofrido? Muito, muitas vezes o coração dispara durante a noite, dormindo. A pessoa faz falta, o cheiro de ninguém é igual. Mas é um sofrimento que passa.O tempo cura. E cura bem curado. O sofrimento diário de estar com alguém que brigamos ou que simplesmente não temos mais a mesma vontade de estar, esse não passa. O mundo é cheio de gente.... e a dor acaba, acredite, acaba. E quando passa, percebemos o quanto temos a ganhar.

Ficar um pouco sozinho logo depois de um relacionamento acho importante. Emendei muito namoro. Namorei 12 anos seguidos divididos em 4 ou 5 namorados. Todos eles com o intervalo de, no máximo, 15 dias. Mas é bom se conhecer. Sozinhos, sabemos que tipo de pessoa queremos. Que defeitos tiramos de letra na hora de agüentar.

Se o amor apareceu antes do tempo que precisamos, muito bem, vamos arriscar, só saberemos tentando. Mas se ficar com alguém e essa pessoa te fizer lembrar do ex, pule fora, ou ele é realmente muito chato e você sente saudade da sua antiga vida ou ele tem os mesmos defeitos do ex.

Depois de um tempo você vai perceber que  vive bem com você mesmo e, melhor ainda, você percebe que consegue gostar de  outra pessoa na mesma intensidade. Você descobre que o importante é somar, ter um cúmplice. Se não for assim não dá.  Você fica pronto para o que está por vir.

E pronto finalmente para ser feliz!

 

Luciana Garcia

Diga o que você pensa sobre "Recomeçar para ser feliz":

...

Anna Chiara | 15/10/2011

Oi, Luciana.

Gostei muito do seu texto, apesar de discordar de alguns pontos. É importante sempre estarmos dispostos a recomeçar. É a eterna busca da felicidade. E ainda bem que a temos, caso contrário, qual o motivo de estarmos vivos?

Não acredito na pessoa perfeita para projetar minha felicidade nela. O friozinho na barriga e os primeiros encontros são realmente muito bons. Entretanto, o tempo e a rotina (junto com os defeitos recorrentes de cada um) são, no meu modo de ver as coisas, inevitáveis.

Sendo assim, acho que sempre procurar pela próxima pessoa, a do frio na barriga eterno, funciona... por um tempo. Mas é pelo mesmo "tempo" que nossas necessidades mudam e o modo de como vemos as coisas.

Acredito muito na essência do ser humano. Essências boas fazem bons perfumes, e mesmo os bons perfumes não queremos usá-los todo o tempo, mas sempre é bom tê-los porque gostamos do seu cheiro.

Com isso tudo, quero simplesmente dizer que talvez valha mais a pena termos uma boa pessoa (com todos os seus defeitos, mas essencialmente boa) ao nosso lado, construir um bom relacionamento, passando por seus diversos estágios, dando-se o devido "espaço" a cada um, para que sempre haja, no mínimo, a boa e velha saudade...

"Sentir saudade para ser feliz".

Um grande beijo!

Novo comentário